Seguidores

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Olheiras






Manchas arroxeadas e acastanhadas ao redor dos olhos, as olheiras quebram a estética do rosto e denunciam uma noite mal dormida.
Embora a falta de sono seja uma das principais causas do problema, por trás das pálpebras escurecidas há motivos variados que vão desde o cansaço, pálpebras muito transparentes, doenças sistêmicas e estresse até o período pré-menstrual.
Problema que afeta igualmente homens e mulheres, as indesejadas marcas – tecnicamente chamadas de lago venoso, muitas vezes acompanhadas por hiperpigmentação da pele palpebral – surgem em decorrência do acúmulo de melanina (pigmento escuro da pele) e da congestão dos vários vasos sangüíneos da pele das pálpebras.
Fatores genéticos também são responsáveis pela hiperpigmentação periocular, podendo ser caracterizado como "traço" de semelhança entre vários de uma mesma família.Com o passar do tempo, a exposição diária ao sol e a degeneração normal dos vasos sanguíneos da região favorecerão o extravasamento de íons Ferro, presentes no sangue que circulam nesta área, para a pele adjacente aos vasos.
Os íons Ferro, ao receberem irradiação solar, tornam-se insolúveis,"tatuando" a região com uma coloração acastanhada de difícil remoção pelos cremes clareadores mais comuns.
A degeneração natural do colágeno diminui a sustentação da pele, deixando-a ainda mais aderida aos tecidos subjacentes.O aumento da flacidez favorece a presença de edemas ou inchaços das pálpebras, pois o tecido conjuntivo frouxo transforma-se em verdadeira esponja que recolhe o plasma extravasado pelos espaços entre as células dos vasos sanguíneos, comprometendo ainda mais a estética do rosto.
Indivíduos que possuem bolsas de gordura sob os olhos apresentarão maior suscetibilidade a edemas e alterações de volume nesta área, pois a flacidezda musculatura favorece o "escape" das bolsas de gordura por entre as fibras musculares até tornarem-se tão superficiais a ponto de serem visíveis através da pele das pálpebras.
Técnicas de prevenção tendem a retardar o processo de envelhecimento natural, sendo de extrema importância o modo de viver saudável,
Repouso com horas de sono adequadas,
uso diário de protetores solares bem como cremes específicos para as pálpebras que facilitem a circulação do sangue e trocas metabólicas nesta região.

Tratamentos de Olheiras


Indicação: olheiras e inchaço.
O que é: massagem feita com as mãos, em ritmo lento e suave, para estimular a circulação do sangue e o sistema linfático.
Realizado por Esteticistas e fisioterapeutas.

• Peeling para olheiras
Indicação: olheiras
O que é: Substância química aplicada sobre as olheiras que clareia a coloração acastanhada das mesmas, solubilizando os íons Ferro que escapam dos vasos sanguíneos da região e "tatuam" a pele, escurecendo-a.

Como tratar: Os peelings devem ser repetidos quinzenalmente.
O número de sessões necessárias varia geralmente entre 3 e 6 aplicações.
A pele quase não descama, podendo permanecer avermelhada nas primeiras 12 horas.
Deve-se evitar o sol na semana seguinte à aplicação.

Pálpebras:
Além das olheiras nas regiões da pálpebra ainda pode haver flacidez palpebral e acúmulo de bolsas de gordura.

Tratamento da Flacidez Palpebral

O fenol é o agente de peeling que apresenta, incontestavelmente, os mais exuberantes resultados, tanto em termos de qualidade e reorganização do colágeno, como em termos de retração da pele, não havendo até o momento, nenhum outro agente que o supere na remoção das rugas, no tratamento do envelhecimento cutâneo, na remoção de manchas, assim como no tratamento da flacidez palpebral.
Além disso melhora muito as olheiras.

Cirurgia: a cirurgia é indicada para correção das bolsas de gordura e também da flacidez palpebral.

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página