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quarta-feira, 3 de outubro de 2012

A RELAÇÃO DA NUTRIÇÃO FUNCIONAL E A ESTÉTICA


Nutrição Funcional e a Estética



Bonjour Chers =)

Estou tentada a fazer um curso de nutrição com enfase em nutrição funcional
e pesquisando pela rede achei esta matéria tudo de ótimo =)
Créditos abaixo '')

Vem comigo ...

Os alimentos funcionais além de nutrirem nosso organismo agem potencialmente prevenindo e até combatendo algumas doenças como diabetes, câncer, doenças cardiovasculares, obesidade, entre outras. Eles também colaboraram para resgatar o equilíbrio do organismo alcançando o perfeito e harmônico funcionamento de todas as suas funções. E, além de promoverem esses inúmeros benefícios à saúde, são essenciais à estética por colaborarem fundamentalmente retardando os danos do envelhecimento celular.

jun08_2Diversos estudos já demonstraram e comprovaram que maus hábitos alimentares com deficiências nutricionais e excessos de alimentos ricos em gorduras saturadas, carboidratos simples e sódio provocam olheiras, celulite, acne, queda de cabelos, unhas frágeis e manchas, gorduras localizadas, além de outras queixas comuns femininas. Não existem alimentos milagrosos, porém alguns, que são fonte de nutrientes específicos, podem trazer, de fato, importantes benefícios com estes aspectos estéticos.

De forma geral, as proteínas, vitaminas e minerais têm como função a construção e manutenção de tecidos, órgãos e estruturas do corpo. Desta forma, são fundamentais na composição de uma alimentação saudável. Já os carboidratos e as gorduras são responsáveis pelo fornecimento de energia. Porém, o que merece cuidado é o tipo de carboidrato a ser consumido, sendo preferido o carboidrato de baixo e moderado índice glicêmico e a gordura “boa” – poli e monoinsaturada. O consumo de carboidratos simples, refinados de alto índice glicêmico e de gorduras saturadas e trans são uma das maiores causas do envelhecimento precoce que acabam por provocarem a oxidação das células através do aumento na produção dos chamados radicais livres que ocasionam a intoxicação no organismo. Além disso, quando os açúcares juntam-se com uma proteína, ocorre um processo chamado de glicação ou caramelização celular, o que prejudica a formação de colágeno (proteína que causa firmeza do tecido muscular), provocando a flacidez de tecidos.


O quadro a seguir apresenta alguns sinais comuns de deficiências nutricionais e suas principais causas:

Sinais
Deficiências e Causas
Alimentos Funcionais
Unhas
Fracas
Ferro, cálcio, zinco, ácido linoléico
Castanha do pará, amêndoas, nozes,aveia, cevada, vegetais verde escuros, frutas em geral, semente de linhaça, frutos do mar e carnes
Manchas Brancas
Magnésio, silício e ferro
Amareladas
Distúrbios no sistema linfático, infecção por fungos e diabetes
Cabelo
Queda e opaco
Proteínas ,biotina, vitamina D, cobre, zinco, cálcio, ácido pantotênico, magnésio, ferro
Gema de ovo
Aveia, cevada, salsa
Carnes vermelhas, peixes , aves e leguminosas
Pele
Acne
Zinco, vitamina C, vitamina A e E
Cenoura, mamão, pimentão, tomate, frutas cítricas, abóbora, carnes , peixes, aves, germem de trigo.
Manchas
Distúrbios hormonais, Vitamina A , C e E
Soja e derivados, hortaliças verdes escuros, frutas cítricas, vegetais amareladas e óleos vegetais
Flacidez cutânea
Consumo excessivo de carboidratos de alto índice glicêmico e açúcares; deficiências de vitaminas e minerais antioxidantes
Arroz integral, pães integrais, Massas integrais, abacate, abóbora, frutas vermelhas.
Pele seca
Vitamina A, biotina, cálcio, ácidos graxos, Vitamina B2
Soja, amêndoas, feijão, lentilha, grão-de-bico,lentilha, nozes, casatanha do pará, linhaça ,laranja, morango, limão, acerola
Celulite
Iodo, selênio, ômega 3, Vitamina C, Isoflavonas clorofila .
Disfunções hormonais, deficiências nutricionais, problemas circulatórios e má hidratação
Azeite de oliva, algas marinhas,castanha-do-pará
Soja, aveia, peixes de água fria, frutas cítricas e água
Olheiras
Alergias, disbiose, problemas circulatórios
Folhas verdes e sementes, suco de clorofila, probióticos, Co-enzima Q-10, óleo de peixe, vitamina E, chá verde, própolis, suco de uva, semente de linhaça

Importante:

A hidratação é essencial para garantir os cuidados estéticos. Beber ao menos 2 litros de água por dia auxilia na eliminação de toxinas e desintoxicação do organismo.

Alcançar a longevidade com vitalidade, boa forma física e mental, pele jovem, cabelos sedosos, menos celulite e flacidez; são os desejos de todas as mulheres e que hoje não são impossíveis nem ao menos difíceis de serem realizados. A solução é simples e está no seu prato. O segredo está na forma que você se alimenta, através de dietas personalizadas, planejadas e incorporada ao seu dia-a-dia. É importante ressaltar que o tratamento nutricional que prioriza a qualidade dos alimentos ingeridos contribuirá para um organismo mais saudável e nutrido, que, certamente refletirá na beleza exterior de toda mulher.

Legal né ?

Quero muito =)

Fonte :AQUI
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