Seguidores

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Booklist: Vida Dupla

Bonjour Chers

Hoje vamos falar de um dos meus livros preferidos da Booklist de 2015
Vida dupla (Um romance sobre o Oriente Médio hoje)
Autora: Rajaa Alsanea

Meta: 25
Livros: 7





Sinopse

Vida dupla -  causou furor quando foi lançado em língua árabe em 2005. A vida social, romântica e sexual, e os desejos e intimidades das protagonistas, quatro jovens e ricas sauditas, provocou polêmica no mundo árabe tanto pelo tema como pela linguagem usada pela autora, bastante coloquial e antenada com a tecnologia — a reprodução de trocas de e-mails entre amigas são freqüentes no texto — para dar voz às personagens. Imediatamente banido da Arábia Saudita, o livro passou a circular em cópias piratas. Agora, o leitor brasileiro pode conferir a narrativa vívida e tocante sobre a vida dessas mulheres, divididas entre os apelos da modernidade e a cultura secular de seu país.


Minha opinião

Eu adorei o livro e li em 3 dias \o/ . A linguagem é jovial, bem simples, primando sempre pela objetividade e, por isso, não cansa. Diferentemente dos outros livros sobre o oriente Médio, Vida Dupla mostra claramente que, apesar da cultura tradicional e enraizada, as mulheres que chegaram  junto com a internet, buscam seu lugar no mundo como nós fazemos por aqui, têm dignidade, são felizes e lutam pelos seus direitos com a cabeça erguida.
Depois de ler Vida Dupla, comecei a cer as ulheres do Oriente Médio com outros olhos.ao invés de pensar que só existem mulheres tristes, sem dignidade e cheias de sofrimento, (sei que elas ainda são a maiorira), mas existem mulheres livres, globalizadas, antenadas com a realidade do mundo, primeiros passos para o fim da desigualdade.

Esta frase resume bem o livro:

Baseado em histórias reais de colegas da universidade, Vida Dupla fala de sexo antes do casamento, de garotas que se travestem para dirigir carros e personagens regados a álcool - uma ficção pop sobre a distância abissal entre as leis islâmicas e a influência dos hábitos ocidentais. Cadê a Liberdade de Expressão? Quando publicado, o livro foi imediatamente banido da Arábia Saudita, mas passou a circular em cópias piratas. (Aff!!!)

#Ficadica

Beijos Meus

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página