Seguidores

terça-feira, 3 de julho de 2012

Sobre Eletroterapia



Bonne nuit Chers


A Eletroterapia é um importante aliado nos tratamentos estéticos.
Vamos saber mais , vem comigo ;)



CORRENTE GALVÂNICA:


É uma corrente do tipo contínua e com sentido unidirecional, ou seja, os elétrons caminham num só sentido do pólo negativo para o positivo. São utilizados dois eletrodos, um positivo (vermelho) outro negativo (preto), havendo necessidade de ambos estarem em contato com o cliente fechando o circuito.

Com a corrente galvânica são realizadas as seguintes técnicas faciais:

·Ionização
·Desincruste
·Eletrolifting ou Galvanopuntura
Proporciona alguns efeitos fisiológicos no organismo, tais como:· Hiperemia local
· Vasodilatação local
· Elevação da temperatura local
· Elevação do metabolismo
· Otimização da circulação sangüínea
· Analgesia


Ionização:






É uma técnica que facilita a penetração das substâncias ativas dos cosméticos através da pele.
A química a define como o processo pelo qual um átomo ganha ou perde elétrons transformando-se em íon. Quando ganha torna-se um íon negativo ou ânion e quando perde torna-se positivo ou cátion.
A utilização da corrente elétrica "quebra" as moléculas do princípio ativo do produto transformando-as em íons, os quais possuem massa e tamanho menores que a molécula.
Essa dissociação facilita a passagem do produto pela pele, pela membrana celular e pelos folículos pilo-sebáceos, permitindo melhores absorção e penetração.
Sabemos que substâncias com cargas iguais se repelem e substâncias com cargas opostas se atraem;
o mesmo ocorre entre os íons e os pólos da corrente.
Ionizando o produto com o pólo de mesma carga, estamos provocando uma repulsão entre o produto e o eletrodo e uma atração entre o produto e o organismo, facilitando sua penetração.
Geralmente os produtos utilizados são ampolas nutritivas à base de uréia, colágeno, elastina, extrato placentário, DNA, vitamina C, entre outros.
Além de favorecer a penetração de substâncias nutritivas, também estimula os tecidos promovendo um aumento do metabolismo e melhora da atividade celular.
Essa técnica é indicada para tratamentos preventivos de envelhecimento ou involução cutânea ou mesmo para atenuar os sinais do envelhecimento.
Podem ser utilizados os dois eletrodos em esfera, movimentados ao mesmo tempo, ou um esfera e o outro bastonete, ou com e eletrodo caneta, especial para linhas de expressão, e o bastonete.

Desincruste

É uma técnica que utiliza a corrente galvânica para facilitar a retirada do excesso de secreção sebácea da superfície da pele. Geralmente é utilizado um produto com ativos à base de carbonato de sódio, salicilato de sódio ou lauril sulfato de sódio, que possuem características alcalinas.
Esses produtos realizam saponificação ou efeito detergente com os ácidos graxos presentes na secreção sebácea, transformando-o em sabão, o qual é facilmente removível com água.
A função da corrente é facilitar a penetração do produto, por isso a polaridade selecionada no aparelho deve ser a mesma do produto, seguindo o mesmo princípio da ionização.
A diferença entre a ionização e desincruste é que este último atinge a camada mais superficial da pele. A aplicação do desincruste deve ser feita principalmente na zona T, ou seja, testa, nariz e queixo.

Os eletrodos que devem ser utilizados são o gancho (jacaré) envolvido por algodão embebido na solução e o bastonete, que a cliente deve segurar durante a aplicação.
Essa técnica também tem sido bastante utilizada nos tratamentos capilares para redução da oleosidade nos quadros seborréicos.


Eletrolifting ou Galvanopuntura




É uma técnica que utiliza a corrente galvânica juntamente com uma agulha de 5mm no pólo negativo, com o objetivo de atenuar vincos e linhas de expressão.
Não se caracteriza por um método invasivo, pois a agulha atinge apenas a superfície da pele sem aprofundar-se. Esse método consiste em provocar uma sutil agressão na camada superficial da epiderme, sobre as rugas ou linhas de expressão nas regiões naso-labiais, perioculares, frontal, entre outras, com o intuito de estimular a produção de novas células, de colágeno e elastina e ainda incrementar a nutrição do local, agindo sobre os tecidos que se encontram desnutridos e desvitalizados. O resultado varia de acordo com a profundidade da ruga, a idade e os cuidados que se tem com a pele.
A técnica também pode ser utilizada em estrias, apresentando ótimos resultados.
Para a aplicação, são utilizados os eletrodos bastonete e porta-agulhas e o profissional deve estar especializado neste tratamento.


ALTA-FREQUÊNCIA







A alta-freqüência é um tipo de corrente de elevada tensão e baixa intensidade que passa de uma peça chamada bobina para os eletrodos de vidro que contém gás nobre.
Os gases utilizados são geralmente Neônio ou Argônio. Quando é acionado, emite uma coloração alaranjada, no caso do neônio, ou azulada, no caso do argônio.
Possui ação bactericida sendo muito importante na limpeza de pele; ativadora, vasodilatadora e térmica, que proporcionam melhor absorção de cosméticos nutritivos nos tratamentos de revitalização cutânea, provocando hiperemia e elevação da temperatura local.
Nos tratamentos capilares é importante como um elemento ativador da circulação sangüínea do couro cabeludo acentuando também a penetração de produtos nutritivos pelos folículos pilo-sebáceos, sendo utilizados nos tratamentos antiqueda.Pode ser utilizado tanto na estética facial, corporal e capilar.
O tempo de utilização depende do local e do tipo da aplicação, geralmente em torno de 3 a 8 minutos.
Possui seis tipos diferentes de eletrodos, que variam de acordo com a função a ser desempenhada.
São eles:




1) Pente:


é utilizado nos tratamentos capilares para a descontaminação e ativação do couro cabeludo.

2) O fulgurador



(cauterizador): é utilizado durante a limpeza de pele, após extrações para fechar os póros.

3) Os standarts pequeno e grande (cebolinha e cebolão):



são utilizados nos tratamentos faciais produz ação anti-bactericida.

4) A forquilha:



é utilizada após depilações no corpo e também para relaxamento da cervical.

5) O saturador (ionizador indireto - rolinho):



Éutilizado nos tratamentos faciais e capilares, associado a massagens de tamborilamento,
facilitando a penetração de substâncias nutritivas.

Os efeitos fisiológicos que essa técnica da alta-frequência possui são:



· Bactericida e antisséptico
· Vasodilatador, provocando hiperemia
· Térmico
· Ionização indireta
· Cauterização após extrações de pústulas
· Ativador do metabolismo, utilizado principalmente em tratamentos capilares
· Oxigenante ·

Relaxamento da região cervical.


PS: É  imprescindível o conhecimento pleno das técnicas e sua correta utilização evitando lesões, assim como sua aplicação,somente um profissional habilitado pode fazer uso destas técnica .


Beijos meus.
Postar um comentário

Total de visualizações de página