Seguidores

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Acne cosmética




Bonjour Chers

Vocês já ouviram falar da acne cosmética? 
Usamos, diariamente, um arsenal de produtos  na pele: hidratante, base, filtro solar, blush, pó, sombra, entre outros. 
Por isso é essencial escolher produtos adequados ao seu tipo de pele. 
É fácil identificar a acne cosmética, pois ela surge na região onde foi aplicado o produto.
 Saiba o que é esta doença e leia as dicas sobre como evitá-la.


O que é a acne cosmética?

Qualquer pessoa, esteja onde estiver, não está livre dos efeitos de sujeiras na pele. Entende-se por sujeira o excesso de óleo, maquiagem, poluição ou seja, qualquer coisa que obstrua (entupa) os poros da pele. Os poros tem uma função básica que é a de liberar o sebo para a pele, que é fundamental para a proteção da mesma. Quando o poro é obstruído, essa produção de sebo fica presa dentro do poro, causando assim os cravos. Isso favorece a proliferação de bactérias como o Propionibacterium acnes, que se alimenta do sebo produzido pela pele e causa infecções (glândulas inflamadas com pus – sim, amiga, as espinhas!). 
A Acne Cosmética é, portanto, a acne que surge na pele quando esse processo é causado pelos produtos de beleza que usamos e que obstruem os poros.


O que causa a Acne Cosmética?

Basicamente, a acne cosmética é causada por qualquer produto que seja mais oleoso do que o necessário para a sua pele e/ou que obstrua os poros da pele. Nisso estão incluídos corretivo, base, pó, blush, filtro solar não adequados para peles oleosas, cremes anti-sinais não adequados para seu tipo de pele, etc etc.

Como evitar a Acne Cosmética?

Você não vai simplesmente abandonar qualquer tipo de maquiagem para não ter mais acne, não é mesmo? O tratamento deste tipo de acne é bem mais simples pois envolve apenas o fator oleosidade e obstrução dos poros. Portanto, as regras para uma pele livre da acne cosmética são:

- Lave o rosto sempre que possível com água e sabonete (utilize um que
não resseque tanto sua pele, pois o ressecamento tem efeito contrário:
ele estimula as glândulas sebáceas a produzirem ainda mais óleo). Após lavar, passe o demaquilante para que ele faça uma limpeza mais profunda.
- Nunca durma com a pele maquiada. Isso vai entupir os poros da sua pele e as 8 horas de sono serão tempo suficiente para que os cravos apareçam!
- Evite produtos muito oleosos. Procure sempre o mais adequado para seu tipo de pele: tanto na maquiagem quanto os cosméticos. Existem vários produtos indicados para peles oleosas justamente por ser o tipo de pele mais comum entre as brasileiras, principalmente na zona T (queixo, nariz e testa), devido ao clima do nosso país.
- Faça uma limpeza de pele profunda uma vez por mês, se você tem a pele mais oleosa. Para as peles normais e secas, de 3 em 3 meses é o recomendado pelos dermatologistas.
- Limpe regularmente os pincéis e esponjas que você usa para se maquiar. Isso evita que as bactérias se proliferem e te cause cravos.


Aproveitem as dicas , sua pele agradece ;)

Beijos meus!
Postar um comentário

Total de visualizações de página