Seguidores

terça-feira, 4 de setembro de 2012

O óleo de rícino (mamona) e seus benefícios para a saúde



Bonne nuit Chers
Vamos saber um pouco mais sobre o óleo de rícino e seus benefícios medicinais?
Vem comigo '')
óleo de rícino ou óleo de mamona é um líquido amarelo pálido de alta viscosidade extraído da mamona, a semente da mamoneira (Ricinus communis L.). Este é o principal produto de relevante importância econômica derivado desta planta.
Este óleo é usado há séculos como anti-inflamatório e antioxidante devido os seus muitos benefícios terapêuticos e medicinais. Acredita-se que a maioria dos benefícios é derivada da alta concentração de ácidos graxos insaturados. Embora tenha um gosto muito forte e desagradável, o óleo de mamona é usado em cosméticos, sabonetes, produtos têxteis, medicamentos, óleos de massagem e muitos outros produtos de uso diário.

Benefícios medicinais

O óleo de rícino (mamona) e seus benefícios para a saúde   Fotos oleo de ricino oleo de mamona 2012óleo de rícino tem sido usado tanto internamente como externamente por milhares de anos na medicina popular. Uma vez que melhora o funcionamento do sistema imunológico, o óleo de mamona é considerado um ótimo remédio para tratar algumas das seguintes doenças graves:
  • Esclerose Múltipla
  • Doença de Parkinson
  • Paralisia Cerebral
  • Queda de cabelo
  • Artrite e Reumatismo
Usado frequentemente para tratar problemas mais comuns como:
  • Infecções por fungos
  • Constipação intestinal (prisão de ventre, intestino preso)
  • Problemas gastrointestinais
  • Distúrbios menstruais
  • Enxaqueca
  • Acne
  • Queimaduras de sol
  • Dermatofitose (Pé de atleta)
  • Micoses
  • Inflamações
O óleo de rícino também pode ser usado para induzir o parto. Porem, deve-se consultar um médico antes de usá-lo.

Como usar o óleo de rícino

Tratamento natural para Artrite

As propriedades anti-inflamatórias do óleo de rícino faz com que o mesmo se torne um excelente óleo de massagem para aliviar problemas nas articulações artríticas, inflamações nos nervos e dores musculares.
  • Faça uma pequena almofada com uma flanela ou pedaço de pano de algodão dobrado em 3 ou 4 partes.
  • Embeba o pano com óleo de rícino e coloque sobre o músculo ou articulação dolorida.
  • Cubra o pano com um plástico.
  • Coloque um recipiente com água quente ou uma almofada térmica sobre o plástico que cobre o pano de algodão umedecido com o óleo. O plástico impede que a almofada térmica ou o recipiente fiquem oleosos.
  • Deixar de 45 minutos a uma hora, uma vez por dia.
Este pano de algodão embebecido de óleo de mamona pode ser reutilizado. Basta colocá-lo em um saco plástico bem fechado e deixar na geladeira para ser usado novamente no dia seguinte.

Tratamento natural para a Constipação (intestino preso)

Estudos têm demonstrado que o óleo de mamona é um laxante muito forte, o que o torna muito eficaz no combate a constipação. Portanto, basta tomar uma colher de chá de óleo de mamona na parte da manhã. Você pode misturar o óleo com suco de laranja, suco de ameixa ou suco de gengibre para tirar o sabor amargo sem afetar o efeito laxante. No entanto, não tome o óleo por mais de três dias seguidos. Se os sintomas persistirem, consulte o um médico imediatamente.

Tratamento de Micoses

Micoses são conhecidas por ser muito resistentes aos tratamentos, mas um dos compostos ativos do óleo de rícino (ácido undecilênico) possui ação fungistática e foi comprovado ser muito eficaz no tratamento de infecções fúngicas.
  • Borrife água quente em um pouco de folhas de mamona e macere-as.
  • Umedeça as folhas maceradas em óleo de coco puro.
  • Aqueça até uma temperatura que não queime a pele, e aplique as folhas sobre a área afetada como cataplasma.
  • Deixe na pele por pelo menos uma hora, ou, opcionalmente, durante a noite.
  • Caso use durante a noite, cubra ou enrole a cataplasma com um tecido para impedir que o óleo manche os lençóis.
Repita o procedimento todas as noites antes de deitar até que o problema desapareça. No entanto, se você notar alguma vermelhidão ou desconforto ao redor da área, suspenda o tratamento.

Tratamento de problemas de pele

Estudos bem-sucedidos mostraram resultados positivos no uso do óleo de mamona para infecções na pele e outros problemas de pele como queimadura de sol, abrasões, acne, pele seca, furúnculos, verrugas, estrias, manchas de idade, dermatofitose, coceira localizada e pele inflamada.
  • Mergulhe um pedaço de algodão em óleo de rícino e aplique sobre a pele afetada de manhã e à noite.
  • Se a área afetada for grande, embeba um pedaço grande de tecido de algodão puro com óleo de rícino e enrole na área afetada durante a noite.
  • Se a área afetada for muito pequena, molhe um curativo pronto do tipo Band-aid com o óleo e coloque sobre a pele infectada durante a noite.
Para infecções fúngicas insistentes que afetam a pele ou as unhas, é recomendável encharcar o local afetado com sulfato de magnésio, popularmente conhecido como “sal amargo” ou ” sal de Epsom” de 10 a 15 minutos antes de aplicar o óleo de mamona para amaciar e desinfetar a pele. Isso pode ajudar a acelerar o processo de cicatrização.

Tratamento de Terçol (hordéolo)

Os componentes anti bactericida do óleo de rícino também são eficazes no tratamento do terçol (infecção nas glândulas da pálpebra). Simplesmente aplique uma gota muito pequena de óleo de rícino diretamente sobre o furúnculo 2 ou 3 vezes por dia.

Tratamento de Rugas

O óleo de rícino é um emoliente natural que penetra a pele e ajuda a estimular a produção de colágeno e elastina, que pode suavizar e hidratar a pele. Portanto, o óleo de mamona é um tratamento natural maravilhoso para rugas, uma vez que restaura e rejuvenesce a aparência juvenil natural da pele, tornando a pele mais macia, suave, lisa e flexível.
Umedeça um pedaço pequeno de algodão em óleo de rícino e aplique sobre a pele enrugada a noite antes de deitar. Tenha mais cuidado ao passar o óleo na região da pele próxima aos olhos.

Efeitos colaterais do óleo de rícino

O óleo de mamona é normalmente seguro se usado com moderação e precaução. No entanto, mulheres grávidas, lactantes e pessoas com obstrução intestinal, doença inflamatória intestinal aguda, apendicite e dores abdominais não devem tomar o óleo sem aprovação de um médico.
Deverão ser tomadas precauções quando for consumir o óleo internamente, siga sempre as instruções da embalagem e consulte seu médico ou naturalista profissional antes de consumir o produto. Uma dose típica recomendada de óleo de rícino fica entre meia e uma colher de chá por dia. Uma super dosagem pode resultar em diarreia, náuseas, vômitos, dor abdominal ou cólicas.

Onde e como comprar óleo de rícino

O óleo de rícino pode ser facilmente encontrado em lojas que vendem produtos naturais como ervas e chás, já que o óleo encontrado em supermercados pode ser destinado somente para uso industrial e não é seguro para o consumo humano. A cor do óleo deve ser amarelo claro ou pálido. Também é vendido em farmácias com o nome de Laxol.

Fica a dica

Beijos meus!

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa, vou experimentar! Não conhecia ainda.

Beijo,
www.estanteseletiva.com

Total de visualizações de página