Seguidores

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Tudo Sobre Desodorantes



Bonne nuit Chers,

Qual o desodorante ideal?
Desodorante ideal é aquele que a gente nem sente que está usando. Para escolhê-lo tem que ter paciência, não há como predeterminar um produto ideal. Falo isso por experiência própria, muitas vezes uma amiga indica um produto que acaba não servindo. Por isso, desculpe a decepção mas desodorante só se sabe experimentando mesmo. Portanto, se você está procurando algum tipo de produto, deve inicialmente se preocupar com o tipo de produto: desodorante ou anti-transpirante. As pessoas que suam pouco ou que tomam vários banhos durante o dia podem optar por desodorantes. Já os anti-transpirantes são indicados para transpiração ativa, daquelas que chegam a transparecer na roupa.
Desodorantes x Anti-transpirantes
Os desodorantes são compostos por álcool e perfume, e possuem ação antimicrobiana que inibem o crescimento de bactérias. A desvantagem é que a ação não é duradoura, e, ao desaparecer o álcool da axila, as bactérias se regeneram rapidamente, reaparecendo o odor. Além disso, os desodorantes controlam somente o odor, sem nenhum tipo de ação sobre a umidade. No caso dos anti-transpirantes, não só combatem o odor desagradável, como também a umidade. Estes contêm sais de alumínio que diminuem o fluxo de suor através dos poros. A ausência do líquido que gera é um dos fatores que inibe o desenvolvimento das bactérias. Sua eficácia é duradoura e muito superior a dos desodorantes. A maioria dos anti-transpirantes também funciona como desodorante, mas a maioria dos desodorantes não age como anti-transpirante.
E qual a diferença entre Anti-transpirante e Anti-perspirante?
Sempre ouvi dizer que eram a mesma coisa mas achei essa diferenciação: os desodorantes anti-transpirantes matam as bactérias e deixam a roupa úmida, enquanto os anti-perspirantes também matam as bactérias, mas não deixam as roupas deixam úmidas.
Como usá-lo e quais os tipos?
Cuidado! Não basta apenas passar embaixo dos braços o produto, após o banho. É importante que se aplique o desodorante sobre a pele bem seca, pois a umidade compromete a eficácia do desodorante. Outro ponto importante são os produtos sem cheiro, além deles não que “brigarem” com o seu perfume, sua durabilidade costuma ser maior. Como o anti-transpirante inibe a transpiração, procure não aplicá-lo ao dormir, para que seus poros respirem um pouco e até mesmo para evitar pêlos encravados nas axilas. De vez em quando, alterne seu anti-transpirante com um desodorante, principalmente no inverno que suamos menos, porque isto também pode ajudar a manter os poros abertos e a transpiração das axilas. Não se esqueçam, antes e após a depilação não se deve passar nada sobre as axilas!
. Aerossol: refrescante, tem secagem rápida e pode ser compartilhado pela família;
. Spray: apesar de prático e barato, pode escorrer e causar ardor;
. Roll-on: apesar de prático demora a secar;
. Stick: tem aplicação seca, mas pode deixar resíduos brancos, manchando a roupa;
. Creme: aplica-se com os dedos, logo não é muito prático; é absorvido rapidamente e contém ingredientes emolientes que suavizam a pele. A forma cremosa é a mais indicada para quem precisa de uma proteção máxima;
. Álcool: acelera a secagem e controla a ação das bactérias, mas pode causar ardor ou irritar a pele;
. Aloe vera, calêndula ou camomila – extratos vegetais que evitam irritações, acalmam e deixam a pele mais macia;
. Perfume – prolonga a eficiência do desodorante, mas os sem cheiro são ideais para peles sensíveis.
Curiosidades
Retirando mancha de Anti-transpirante
Coloque o avesso da mancha sobre um papel toalha e com uma esponja esfregue a mancha com um solvente para limpeza a seco. Deixe secar e enxágue. Coloque a roupa de molho num balde, usando 1/2 dosador de sabão em pó, em 10 litros de água por 30 minutos. Lave, usando o ciclo normal com a dosagem recomendada. Se possível use água quente. Seque em ambiente com boa iluminação.
Desodorante de emergência para as axilas
Dilua 1 colher de chá de bicarbonato de sódio em 200ml de álcool. Esta é a base de qualquer desodorante sem cheiro.

Fica a dica ;)
Beijos meus!

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página