Seguidores

terça-feira, 5 de maio de 2015

Shiatsu

Bonjour Chers

No post desta semana vamos falar de uma das técnicas mais requisitadas em clinicas e espaços terapêuticos ;)   É Sobre Shiatsu




O Shiatsu é um tipo de trabalho corporal que, na mais elevada expressão, combina aguçada intuição e profundo conhecimento do corpo-mente.
Foi criado no japão como um sistema completo de cura pelo toque delicado.
Na técnica do Shiatsu várias partes do corpo do paciente são alongadas, recebem estimulo para melhorar o fluxo energético, a circulação sanguínea, a flexibilidade e a postura. A pressão e o contato são feitos com as mãos, com os polegares, antebraços, joelhos e até mesmo com os pés, enquanto o paciente fica sentado ou deitado em várias posições.
O tratamento tem como objetivo os canais específicos ou meridianos (os mesmos da acupuntura) onde circula a sutil energia corporal chamada  Ki.  Ki é a força vital que mantém todas as atividades do corpo, da mente e do espírito.
Embora o significado literal de Shiatsu seja “pressão dos dedos”, seu espírito é a comunicação através do toque. O Shiatsu que reage ás necessidades do paciente e não pode ser fruto apenas de habilidade técnica e estudo teórico. Para ser eficaz, ele exige sensibilidade para sentir e influir positivamente sobre a qualidade da vitalidade do paciente. A vitalidade é a base da saúde, refletindo força e harmonia da circulação do Ki. O Shiatsu sensível e de apoio tonifica e corrige o fluxo de Ki, ajudando dessa forma a restaurar a vitalidade e prevenir as doenças.
O Shiatsu correto depende da compreensão que o terapeuta tem da medicina oriental tradicional e suas técnicas de diagnóstico.
É verdade que o Shiatsu alivia dores, previne doenças e resolve disturbios orgânicos. Mas o ponto princial do Shiatsu está em tornar o paciente consciente de seu próprio corpo.
E o corpo não é só corpo, ele armazena emoções,  sentimentos, reflete nosso estado mental.
No corpo, por entre seus músculos e nervos, está inscrito um pouco de nosso passado. Ele fala de nós de uma forma mais viva do que nossas palavras, que contam histórias nem sempre exatas.
O corpo não mente, e também não esquece.
Termos nosso corpo tocado é uma experiência forte, O Shiatsu desperta no paciente uma nova consciência de si. E quando uma area ou ponto onde a energia está bloqueada é tocado, a atenção do paciente é direcionada e o bloqueio se dissolve. Esse trabalho de normalização do fluxo energético traz ao paciente uma sensação de equilírio interno, de leveza e de bem-estar, de integração consigo mesmo, sente-se completamente relaxado e ao mesmo tempo, repleto de vigor e energia.
O Shiatsu é uma modalidade de terapia corporal que tem como essencia o toque sobre a pele com o objetivo de tratar e prevenir doenças pela estimulação dos mecanismos de recuperação naturais do corpo.
Com uma abordagem terapêutica semelhante á da Acupuntura, usa em sua técnica o mesmo processo diagnóstico e trabalho os meridianos  ou canais de energia, porém sem o uso de agulhas. O Shiatsu atua reequilibrando a energia vital Ki, que circula pelo corpo, quando esse fluxo é perturbado por esões, padrões emocionais, estresse, ocorre o aparecimento de doenças, dores, mal-estar físico e mental.

Seu objetivo é:


  • Ajudar o paciente a descontrair, proporcionar-lhe sensação de bem-estar e prazer combatendo os efeitos do stress;
  • Melhorar o fluxo linfático, a curculação sanguínea e a vitalidade fortalecendo o sistema imunológico;
  • Aliviar dores e diminuir a rigidez
  • Ajudar na percepção do próprio corpo
  • Promover o fluxo harmônico da energa Ki pelos meridianos trazendo a cura.
#ficadica

Beijos meus

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página